Crescimento nas fusões e aquisições no setor de financial services em 2024

O mercado de fusões e aquisições no setor de Financial Services apresentou um crescimento significativo em 2024, registrando 228 transações. Esse número representa um aumento de 14% em relação a 2023, quando foram contabilizadas 200 operações, de acordo com a pesquisa da KPMG.

Panorama das transações

Entre os diferentes tipos de fusões e aquisições realizadas no setor:

  • 154 foram operações domésticas, ou seja, realizadas dentro do Brasil;
  • 52 transações do tipo CB1, envolvendo a aquisição de empresas brasileiras por investidores estrangeiros;
  • 15 transações do tipo CB2, em que empresas brasileiras adquiriram negócios no exterior;
  • 3 operações do tipo CB3, em que empresas brasileiras compraram empresas estabelecidas no Brasil de investidores estrangeiros;
  • 4 operações do tipo CB4, onde empresas estrangeiras adquiriram de outros estrangeiros negócios estabelecidos no Brasil.

Esses dados fazem parte da tradicional pesquisa da KPMG, que analisa o comportamento do mercado em 43 setores da economia brasileira.

Setores em destaque

O sócio-líder de Financial Services da KPMG no Brasil, Cláudio Sertório, destacou que o crescimento das transações foi impulsionado principalmente pelas instituições financeiras, mas que os setores de Seguros e Real Estate também acompanharam essa tendência. “Interessante observar que a maior parte das operações também são nacionais”, afirmou.

Fábio Licere, sócio-líder de consultoria para serviços financeiros da KPMG no Brasil, reforçou a relevância do setor bancário nas fusões e aquisições desse período.

“As instituições financeiras continuam a liderar esse movimento, demonstrando a importância do setor para o mercado de M&A. Agora, aguardamos as próximas transações para entender a tendência para os próximos períodos.”

Visão do mercado brasileiro em Fusões e Aquisições

O Brasil registrou, no total, 1.582 fusões e aquisições em 2024, um crescimento de 5% em comparação a 2023, quando foram contabilizadas 1.505 operações. As operações domésticas entre empresas brasileiras lideraram o volume total de transações, somando 981 negociações. Em seguida, vieram as aquisições realizadas por empresas de capital majoritário estrangeiro, que adquiriram 394 empresas brasileiras.

Gustavo Vilela, sócio-líder de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil, ressaltou a importância dessa retomada.

“Após dois anos consecutivos de queda nas transações de M&A, observamos um aumento na atividade das empresas, superando os números de 2023. Apesar de ainda estarmos abaixo dos volumes registrados em 2021 e 2022, os resultados de 2024 já são superiores aos de 2020 e outros anos anteriores da nossa série histórica. No entanto, ainda não é possível prever se essa tendência se sustentará ao longo de 2025, considerando o cenário econômico atual.”

Perspectivas

O crescimento nas fusões e aquisições no setor financeiro indica uma maior confiança dos investidores e um reaquecimento gradual do mercado. No entanto, desafios econômicos, como a taxa de juros e questões regulatórias, ainda podem influenciar o ritmo das transações nos próximos anos. O comportamento do mercado será fundamental para definir o cenário de M&A para 2025 e além.

fonte: tiinside 

A Bridge One une expertise em M&A a um profundo conhecimento do setor de tecnologia para viabilizar transações estratégicas, criando valor e impulsionando o crescimento sustentável.

PARCERIA ESTRATÉGICA